quarta-feira, 26 de setembro de 2012

26 de Setembro- Dia Internacional do Relações Públicas

Temos que agradecer aos profissionais mais antigos de Relações Públicas, por seus esforços na consolidação da profissão, que chegamos ao patamar que estamos hoje.

Em 11 de dezembro de 1967, a profissão de Relações Públicas foi regulamentada com a Lei nº 5.377 que estabelece: a atividade envolve a informação de caráter institucional entre entidades e públicos diversos, através dos meios de comunicação; a coordenação e planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins institucionais; o planejamento e supervisão da utilização dos meios audiovisuais, para fins institucionais; bem como o planejamento e execução de campanhas de opinião pública. 

O profissional de Relações Públicas desempenha funções de assessoria junto às esferas administrativas decisórias de uma empresa ou organização com o objetivo de direcionar todas as políticas da mesma para o atendimento de suas aspirações e necessidades, bem como as de seus diversos públicos. Para isso, os profissionais estudam os diferenciados públicos, desenvolvem projetos de comunicação, pesquisas de opinião pública e elaboram instrumentos de comunicação dirigida. 

O Relações Públicas é responsável também pela organização e planejamento de eventos, elaboração de questionários de pesquisa de opinião pública, folhetos informativos, cartazes, manuais, filmes institucionais, redação de revistas e jornais empresariais. 



Embora haja discordâncias quanto aos golfinhos serem o símbolo das Relações Públicas, há profissionais que acreditam ser o que melhor os representa.

Além das características tão difundidas da comunicabilidade do golfinho, também são solidários com seus semelhantes e mesmo com diferentes espécies, a ponto de muitas vezes arriscarem suas vidas para salvar outro ser em perigo ou ferido. Por outro lado, também sabem ser ferozes e protetores da própria comunidade e espécie, quando situações ameaçadoras e predadores audazes se apresentam.

E apesar das adversidades do dia-a-dia, seguem pelos mares alegres, brincalhões, sorridentes, aproveitando os bons momentos e confraternizando com amigos, celebrando a vida!

A Kello se orgulha em participar da formatura de muitos Relações Públicas por todo o Brasil, e no dia de hoje parabeniza e deseja muito sucesso na carreira de todos!

Fonte: UFGNet

sábado, 22 de setembro de 2012

22 de Setembro - Dia do Contador

A contabilidade foi a primeira profissão regulamentada no Brasil. Ela surgiu com a criação do ensino comercial, em 1931, viabilizando os negócios e acelerando o desenvolvimento econômico.  Porém, como não existia o curso superior de ciências contábeis, muitos profissionais não tinham conhecimentos teóricos e técnicos suficientes para detectar os problemas de uma empresa e recomendar suas soluções.

Visando solucionar isto, foi criado em 1945, o curso de ciências contábeis, que disponibiliza à sociedade um profissional capaz de compreender as questões técnicas, científicas e econômicas que determinam a resolução de tais problemas de forma mais eficaz. 

Assim, a contabilidade passou a dar mais respaldo aos gestores e profissionais de cargos administrativos para proporcionar a "saúde financeira" de seus empreendimentos. 

Além do dia 22 de Setembro outras datas também são comemoradas pela classe contábil: 

22 de fevereiro : dia do Empresário Contábil;
25 de abril : dia do Contabilista;
21 de setembro : dia de São Mateus, patrono dos Contabilistas. 



O que faz o contador? 

Contador é o profissional que lida com a área financeira, econômica e patrimonial. Ele é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis e pelo estudo dos elementos que compõem o patrimônio monetário das companhias. Para o contador, cada número tem seu significado, tudo é importante, pois cada dado que ele avalia traduz a representatividade dos negócios de uma empresa. Com isso, ele recomenda as atitudes a serem tomadas que visem solucionar problemas financeiros. Deve sempre estar atualizado com as leis que regem o patrimônio das pessoas jurídicas (empresas), bem como às datas e prazos das obrigações fiscais e interpretar corretamente os dados coletados, para assim adotar os procedimentos necessários para o crescimento da empresa ou instituição. 


Atuação 

O contador pode atuar como planejador tributário, analista financeiro, contador geral, auditor interno, contador de custo, contador gerencial, atuário, auditor independente, empresário contábil, perito contábil, investigador de fraude, professor, pesquisador, escritor, parecerista, conferencista, contador público, agente fiscal de renda e oficial contador. 

A Kello se sente honrada em participar da formatura de tantos contabilistas pelo Brasil e parabeniza a todos pelo o seu  dia desejando muito sucesso na carreira! 

Fonte: www.brasilprofissoes.com.br

domingo, 9 de setembro de 2012

9 de Setembro – Dia do Médico Veterinário

A atuação do médico veterinário e o ensino da profissão no país, foi normatizada por Getúlio Vargas em 9 de setembro de 1932, por meio do Decreto nº 23.133, data que passou a ser comemorada como o Dia do Veterinário. 

Nesta época já existiam duas escolas de veterinária no Brasil: a escola de Veterinária do Exército, fundada em 1914, e a escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, fundada em 1913; ambas no Rio de Janeiro. 

A partir de 1940, para o exercício da profissão passa a ser exigido o registro do diploma na Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura, órgão fiscalizador da profissão. Com a lei de criação dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária de 1968, a função de fiscalizar o exercício da profissão foi transferida aos conselhos que passaram então a ser os responsáveis pelo registro profissional. 



Áreas de atuação

O médico veterinário pode atuar em clínica e cirurgia de animais domésticos, silvestres e de rebanhos. Pode também trabalhar nas indústrias de produtos para animais, acompanhando a produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos, bem como no manejo e conservação de espécies, estudando a reprodução e conservação de animais silvestres em cativeiro, para implantar projetos em reservas naturais. 

O profissional pode ainda fazer controle de saúde de rebanhos em propriedades rurais ou fiscalizar os estabelecimentos que vendem ou reproduzem animais, além de fazer melhoramentos de qualidade dos rebanhos por meio de tecnologia adequada. 



"Profissionais dedicados
Dos animais muito amigos
Conhecem a sua realidade
E também quando estão em perigo
Não tem gato ou papagaio
Periquito ou cachorro
Todos são seus pacientes
E tratados como gente
Como amor e afeição
Carinho e muita atenção. 

Cuidando dos nossos "bichinhos"
Eles também cuidam de nós
Pois quando os vemos sadios
Ficamos felizes também 

É uma profissão linda
E também abençoada
E a sua clientela
É um pouco complicada
Pois não sabem falar
Muito menos escrever
Mas nem por isso eles deixam
De se fazer compreender. 

Parabéns veterinários
Pela sua profissão
Pelo seu dom divino
E a sua dedicação"

Sandra Mamede

A Kello parabeniza a seus formandos de Medicina Veterinária pelo dom eminente da profissão e congratula a todos em especial pelo seu dia!

09 de Setembro – Dia do Administrador de Empresas

No Brasil, a profissão de Administração de Empresas apareceu na década de 40,com as companhias de navegações Americanas, que tinham no seu comando profissionais formados em Administração de Empresas. 

Mas somente por volta de 1960 que administração passou a ser reconhecida, ganhando espaço,importância e status na atividade profissional. A lei 4769 regulamenta a profissão e foi aprovada no dia 9 de setembro de 1965, dia em que se comemora o Dia do Administrador. 

Com o desenvolvimento do país, surgiu cada vez mais a necessidade de profissionais qualificados em administração, até então as empresas eram administradas somente por seus donos. 

Emblema da Profissão 

Os Administradores já se acostumaram a ver o emblema da profissão em todas as publicações da categoria, em todos os eventos ou em quaisquer outras atividades que envolvam a Administração. 

Tudo começou com uma sugestão do CRA-SP, para que fosse criado e adotado um símbolo que representasse a atividade profissional do Administrador. A ideia foi encampada pelo Conselho Federal que, em seguida, instituiu um concurso nacional para a escolha da solução que melhor se adaptasse aos objetivos propostos. Mais de trezentos trabalhos foram apresentados, e no dia 9 de maio de 1980, na sede do CFA, em Brasília, reuniu-se o júri que iria escolher os três primeiros colocados do concurso. 

Os jurados foram unânimes em classificar entre ótimo e bom o nível dos trabalhos apresentados. O vencedor – que é o símbolo que todos já conhecem – foi idealizado pelos publicitários Marcos Jair Pinto, Heloísa Hannemann de Campos e Cacilda da Silva Machado, da agência paranaense " Oficina de Criação ". 
A justificativa dos autores da proposta vencedora pressupõe o quadrado como " ponto de partida ". 

E continua: 

"Uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco. Sendo assim, os limites verticais/horizontais entraram em processo recíproco de tensão. 

Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos: 

organizar / dispor / funcionar / reunir / centralizar / orientar / direcionar / coordenar / arbitrar / planejar encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para um objetivo comum. 

O quadrado é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, e sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice. As flechas indicam um caminho, uma meta, partir de uma premissa, de um princípio de ação (o centro). (...) As flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade (...) as laterais as metas a serem atingidas." 

A forma aparece como intermediário entre o espírito e a matéria. 



Para Goethe o que está dentro (idéia), está também fora (forma). 

- Justificativa: o quadrado é o ponto para atingir o símbolo, uma condensação expressiva e precisa correspondente ao (intensivo/qualitativo), por contraposição ao (extensivo/quantitativo). 

- O quadrado como ponto de partida: uma forma básica, pura, onde o processo de tensão de linhas é recíproco; 


Sendo assim os limites verticais / horizontais entram em processo recíproco de tensão. 


Uma justificativa para a profissão, que possui também certos limites em seus objetivos. 

Organizar / Dispor para funcionar / Reunir / Centralizar / Orientar / Direcionar / Coordenar / Arbritar / Relatar / Planejar / Dirigir / Encaminhar os diferentes aspectos de uma questão para um objetivo comum. 

- O quadrado é regularidade, possui sentido estático quando apoiado em seu lado, e sentido dinâmico quando apoiado em seu vértice (a proposição escolhida). 

- As flechas indicam um caminho, uma meta. A partir de uma premissa, de um princípio de ação (o centro). Considerando o ser humano um elemento pluralista, para atingir estes objetivos, através dos caminhos projetados as flechas centrais se dirigem para um objetivo comum, baseado na regularidade para atingir o mundo das idéias / para obter o supra sumo, chegando a uma meta comum, através de uma exposição prévia de fundamentos, partindo das razões de um parecer. (movimentação interna das flechas). 

- Evolução Gráfica: partimos de um quadrado inscrito num outro quadrado. O quadrado inscrito é destacado do centro, isto é, é vazado, os vértices verticais tentam encontrar o centro através de dobramento. 







quarta-feira, 5 de setembro de 2012

05 de Setembro – Dia da Farmácia

As atividades relacionadas à farmácia tiveram origem por volta do século X, com as boticas ou apotecas. Era função do boticário conhecer e curar as doenças, mas ele deveria cumprir uma série de requisitos e ter local e equipamentos apropriados para a preparação e armazenamento dos medicamentos. 

Em 1777, Luís XV determina a substituição do termo apoticário por farmacêutico. No século XVIII, a profissão farmacêutica se separa da medicina e fica proibido ser médico e proprietário de botica. Mais adiante, em 1813, foi publicado o primeiro tratado de toxicologia, dando início à moderna farmacologia. 

No Brasil, a profissão de boticário surgiu no período colonial. O boticário manipulava os produtos na frente do paciente e de acordo com a farmacopéia e a prescrição médica. 

Na primeira Guerra Mundial, foi desenvolvida a terapia antimicrobiana, que significou avanços em quimioterapia, atibioticoterapia e imunoterapia. Isso tornou o fármaco um produto industrial, aliado às mudanças da sociedade de consumo e objeto de interesses econômicos e políticos. 

A partir de 1950, a sociedade passa a dispor dos serviços das farmácias e da qualificação do farmacêutico. 



Conselhos Federal e Regionais 

Inspirados na Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, os farmacêuticos decidiram criar os Conselhos Federal e Regionais de Farmácia. Muitas alterações foram feitas até que o projeto final foi sancionado com a Lei n°3820, de 11 de novembro de 1960, criando os Conselhos de Farmácia. 

Os primeiros passos para a composição e instalação do Conselho Federal de Farmácia, começaram em meados de 1961. A sede do CFF foi instalada em São Paulo e foram eleitos o primeiro Plenário e a primeira Diretoria. O CFF criou os primeiros dez Conselhos Regionais na sua Resolução n°02 e os nomeou numericamente. 

Campanhas de Educação em Saúde 

Alguns Conselhos Regionais exercem campanhas de conscientização e aconselhamento da população a cerca de várias doenças. Além de ser um estímulo ao trabalho do farmacêutico como profissional e educados em saúde, proporciona uma maior esclarecimento à população. 

Em sua maioria as campanhas têm como objetivo 

Orientar sobre a detecção precoce de problemas relacionados ao tema proposto 

Orientar sobre os meios de prevenção 

Incentivar a atuação do farmacêutico em Educação para a Saúde 

Incentivar na comunidade a visão das farmácias e drogarias como estabelecimentos de saúde, onde ele poderá buscar orientação de um profissional. 

A todos os formandos do curso de Farmácia, a Kello parabeniza pelo seu dia!

Fonte: www.bancodesaude.com.br

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

3 de Setembro – Dia do Biólogo

A Biologia, do grego biós – vida - e logos – conhecimento, é considerada campo específico da ciência desde 1802.

Suas principais áreas de estudo são anatomia, biofísica, biologia geral, bioquímica, botânica, ecologia, fisiologia, farmacologia, genética, imunologia, microbiologia, morfologia, parasitologia e zoologia. 

O profissional de biologia pode atuar em várias áreas, como indústria, meio ambiente, biologia marinha, microbiologia, genética e biotecnologia.

Na indústria, o biólogo atua na utilização de microorganismos, como bactérias, para a fabricação de medicamentos, bebidas, alimentos, cosméticos, etc.

Na área ambiental, é responsável por dar laudos sobre o impacto da instalação de fábricas no meio ambiente. 

Na área de biologia marinha, o profissional trabalha na análise dos organismos marinhos, bem como no seu cultivo, reprodução e desenvolvimento.

Em microbiologia investiga como atuam as bactérias, os fungos e os vírus, e analisa de que modo podem ser aproveitados pelo homem.

Já em genética e biotecnologia, o biólogo estuda organismos em laboratório e realiza exames para verificação de doenças genéticas. 



Nomes importantes– A biologia teve como expoente o monge católico italiano Lazzaro Spallanzani que fez parte do movimento científico chamado "criacionismo", surgido no século 18. Trata-se de uma teoria sobre a origem do universo baseada numa causa divina, o que é rejeitado pela ciência. 

Outro nome importante na história da biologia é o do francês Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet, o cavaleiro de Lamarck. Considerado o fundador da biologia como ramo específico da ciência, ele foi o primeiro a sistematizar, em 1809, a hipótese de que os seres vivos têm a capacidade de mudar e evoluir no decorrer do tempo. 

Segundo Lamarck, os seres vivos evoluem de forma lenta e segura e se modificam a cada geração para melhor se adaptarem ao meio. Os órgãos mais usados, por exemplo, se desenvolvem com o passar dos anos e os menos usados se atrofiam até desaparecerem. 

Além de Lamarck, Charles Robert Darwin, nascido em 1809, marcou a história da biologia ao propor a teoria evolucionista da seleção natural. Segundo essa teoria o próprio meio ambiente seleciona os seres mais aptos e elimina os menos dotados. As diferenças que facilitam a sobrevivência dos mais aptos são transmitidas à geração seguinte, firmando-se ao longo do tempo até gerar uma nova espécie. 

Apesar de ser aceita no meio científico, a teoria de Darwin não conseguiu diferenciar as variações hereditárias das não hereditárias, feito atribuído a Gregor Mendel. 

Aos nossos formandos futuros biólogos nossos parabéns!


Fonte: Soleis; Câmara dos Deputados

domingo, 2 de setembro de 2012

02 de Setembro – Dia do Repórter Fotográfico

Cenas desoladoras, lances de futebol, detalhes de rostos, violência urbana, acontecimentos sociais, estes são alguns aspectos do dia-a-dia enfrentado pelo repórter fotográfico. O ambiente em que ele trabalha, até mesmo são mostradas pelas fotos que chegam aos jornais, revistas e exposições fotográficas. 

O esforço de captar uma imagem que traduza os fatos tem início quando o pauteiro, aquele que rege suas andanças ou mesmo a sensibilidade do próprio fotógrafo, que obedecendo a um impulso pessoal, busca colocar em prática, em forma de trabalho, aquilo que ele sabe fazer melhor. 

Algumas de suas visões particulares sobre uma documentação fotográfica resultam, depois de reunidas todas as fotografias do seu acervo, em uma exposição aberta ao público, abre-se mais uma janela para realidade. 

Numa primeira relação com a reportagem fotográfica no campo social, emerge, no fotógrafo, a necessidade de aprofundar o seu trabalho, de se aproximar das pessoas. A emoção forte de entrar em contato com elas, descobrir seus anseios mais profundos revelados pela intimidade do olhar, muitas vezes, atônitos, clamando por justiça, solidariedade ou até mesmo, por esperança, tornam o repórter fotográfico numa testemunha ocular de uma realidade, muitas vezes, conscientemente ignorada pela nossa sociedade. 



O profissional sabe que cada imagem traduz uma realidade parcial, não traz todos ingredientes que a compõe. Mesmo um olhar triste ou alegre não dá a dimensão de sua dor ou felicidade, apenas incita. Entretanto para o fotógrafo, os primeiros cliques de sua câmera não escondem a emoção do contato, da descoberta daquelas pessoas simples que, à sua frente, se preocupam com a aparência pessoal e de seus pertences. 

Não é raro o momento em que o repórter sensibiliza-se com a realidade dura de um país como o Brasil. O contato com o cotidiano torna-se um momento de transformação do próprio fotógrafo. 

Entre a dualidade de emoções, o repórter fotográfico, pode estar acostumado com as turbulências de um país instável, mas,certamente, não concorda com o que registra. Ele não faz história, apenas a registra e a compartilha com seus semelhantesna tentativa de mostrar com os seus trabalhos o mundo real que cerca a todos. 

Ser fotojornalista é poder cobrir situações do cotidiano e também captar imagens de pessoas que são constantemente marginalizadas devido a inúmeros fatores – pobreza, cor, regionalismo, aparência etc. São momentos difíceis, mas dolorosamente necessários para que se cumpra a natureza do seu objetivo: tirar do descaso a falta de solidariedade entre as pessoas. 

Quando este tipo de imagem é publicado, torna-se eternizada pelo talento do repórter fotográfico. Serve como um ponto de referência para relembrar dos acontecimentos que a envolveram. Por sorte, tocaria os corações daqueles tão distantes – física, financeira, política e emocionalmente – do palco dos tristes acontecimentos onde eles mesmos são reconhecidos como autores. 

Aos nossos formandos de Jornalismo futuros repórteres fotográficos nossa homenagem pelo seu dia.


Fonte: www.fotoserumos.com

sábado, 1 de setembro de 2012

1º de Setembro – Dia do Professor de Educação Física

O dia do professor de educação física é, originalmente, celebrado no dia 15 de junho.
Porém, com a regulamentação da profissão no dia 1º de setembro de 1998, criou-se uma polêmica. 

Aqueles que são a favor da regulamentação – ou seja, que o Conselho Federal de Educação Física zele pela qualidade do serviço do profissional de educação física – querem que o dia seja mudado para 1º de setembro. Mas nada ainda está resolvido. 

O importante é que a maioria dos profissionais nem sabe que existe um dia dedicado a eles. 



Com a onda do culto ao corpo, os professores de educação física conseguem espaço no mercado de trabalho. O problema é que, muitas vezes, as academias contratam pessoas sem qualificação necessária, nivelando os salários por baixo. Basta o sujeito ser meio forçudo que acaba conseguindo o emprego, tomando o lugar de profissionais formados. 

Um professor de verdade sabe que é preciso checar a respiração do aluno, conferir o batimento cardíaco, o cansaço, sempre evitando que ele ultrapasse o limite. Aquecimentos e movimentos corretos são preocupações constantes. 

Aos professores e aos nossos formandos de Educação Física que pretendem seguir a carreira como professor nossos parabéns pela data de hoje.



Fonte: USP