quinta-feira, 8 de novembro de 2012

08 de Novembro - Dia do Radiologista

A Radiologia é o estudo das radiações e do seu emprego nos diagnósticos ou tratamentos.


O profissional desta área, o Radiologista, é o médico responsável pela realização de exames, análise e interpretação das imagens obtidas e, também, pela emissão de laudos ou relatórios.



História

O físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os raios-x em 1895 e ganhou, pela descoberta, um prêmio Nobel.

As aplicações médicas desta descoberta revolucionaram a medicina, pois se tornou possível enxergar no interior dos pacientes.

Essa técnica chegou ao Brasil apenas dois anos depois, com o médico mineiro José Carlos Ferreira Pires.

Com o avanço das tecnologias empreendidas junto com o raio-x, novos métodos diagnósticos foram descobertos, como a ultra-sonografia, a mamografia e a densiometria óssea.

A área médica de diagnóstico por imagem passou a ser chamada de “Imagionologia”.

Curiosidades

A primeira radiografia a ser tirada no mundo foi da mão esquerda da esposa de Wilhelm Roentgen.

O primeiro aparelho de raio-x foi enviado ao Brasil em 1897 e foi transportado em lombo de burros e carros de boi, de Itapecerica até Formiga.

O aparelho era bastante rudimentar e encontra-se hoje no International Museum of Surgical Science, em Chicago, Estados Unidos.


Por que foi escolhido este dia específico?

Porque a história da Radiologia se iniciou numa tarde de 08 de novembro de 1895, no laboratório da Universidade de Wurzburg, na Alemanha, com o físico Wilhelm Conrad Roentgen, enquanto pesquisava o tubo de raios catódicos.

Ele só chegou a usar a radiação por quinze minutos para retratar os ossos de uma das mãos de sua mulher Bertha, em 22 de dezembro de 1895.

A partir daí, Roentgen decidiu chamar sua descoberta de Raios-X, porque esta letra em ciência indica algo desconhecido.

Em 1903, Roentgen ganhou o prêmio Nobel de Física por sua descoberta e realmente criou um divisor de águas na maneira de diagnosticar as doenças.

Parabéns a todos os especialistas em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.


08 de Novembro - Dia do Urbanismo

Urbanização é um processo que acompanha a generalização da forma-mercadoria e do trabalho assalariado no capitalismo. Com a transformação das terras comunais em propriedade através dos cercamentos os trabalhadores são forçados a 'migrar' para as cidades para vender sua força de trabalho por um salário --tornarem-se assalariados.

Tal processo, iniciado desde os primórdios ou gênese do capitalismo, perdura por todo o estágio de desenvolvimento extensivo .

Esse é um período de rápida expansão da produção, de nascimento da grande indústria e acelerada expansão industrial, acompanhada de igualmente rápida urbanização, dando origem à formação de aglomerações urbanas que arrebentam os limites das antigas cidades, um processo tão rápido e violento que chegou a ser chamado de 'explosão urbana'. Tais aglomerações que permitem a formação de mercados locais de porte para a força de trabalho constituem o locus da reprodução da força de trabalho por excelência.

Assalariamento, industrialização e urbanização constituem facetas de um mesmo processo: em última análise, do próprio desenvolvimento capitalista em seu estágio inicial, de acumulação predominantemente extensiva.



Nesses últimos anos, a acelerada urbanização e os problemas que ela trouxe estão exigindo uma maior compreensão do problema urbanístico. É necessária uma abordagem por diversas óticas, derivadas de vários campos do conhecimento relacionados ao processo de urbanização. A tendência mundial do urbanismo é um tratamento humanístico das questões relacionadas às cidades. Cabe ao urbanista fazer e executar projetos relacionados ao lixo, à devastação de áreas ambientais urbanas, ao transporte e às construções.

Para isso, este profissional dispõe de várias técnicas que visam modificar, melhorar e reestruturar o que é “urbano”, seja economicamente, socialmente, fisicamente ou ambientalmente. Ou seja, todo e qualquer objeto de trabalho do urbanista, desde a questão dos grandes aglomerados urbanos à questão das regiões pouco povoadas, são tratadas segundo uma abordagem não somente física, mas também a social e qualitativa.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

05 de novembro - Dia do Designer

Em 19 de outubro de 1998, Fernando Henrique Cardoso, então Presidente do Brasil, assinou um decreto instituindo o dia 5 de novembro como o Dia Nacional do Design. 

Em homenagem ao advogado, artista plástico, designer, planejador e um defensor do design no Brasil: Aloísio Magalhães. Autor da identidade visual da Petrobrás (alterada há alguns anos), o desenho das notas do cruzeiro novo e o símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro - defendendo conceitos como a “brasilidade” do design e a recuperação da memória artística e cultural brasileira sendo uma das pessoas mais importantes da história do design no Brasil.



Orgulhe-se você designer por esta data. Sua profissão não é reconhecida, muita gente ainda não faz ideia do que faz um designer, porém amam o que fazem e a quantidade de profissionais e admiradores do design cresce a cada ano.

Curiosamente, a principal referência do design brasileiro atual, os Irmãos Campana, não são designers - um é arquiteto, e outro advogado. Por que isso? Embora a profissão cresça a cada ano, tem muita gente que não acreditando no valor do design busca outra formação mesmo planejando em trabalhar com design.

Haro Schulenburg e Jonathan Prateat criaram o cartaz abaixo que traduz o pensamento libertador dos designers: 




A Kello empresa de formaturas, reconhece e valoriza a importância do designer brasileiro e desejamos felicidade nesta data, que a cada ano este ofício se torne cada vez mais reconhecido.