terça-feira, 11 de dezembro de 2012

11 de Dezembro - Dia do Arquiteto

A arquitetura é uma carreira que une a formação artística e humana com a engenharia, a matemática e o cálculo. É uma profissão em que tanto a beleza quanto a utilidade são levadas em conta. 


Estar a frente da construção ou da reforma de edifícios e preocupar-se não só em determinar os materiais a serem usados, mas também com o espaço disponível ao esboçar uma planta, são funções do arquiteto. 

Levar em conta a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação é tão importante quanto o cálculo da obra. Assim como aspectos técnicos, históricos, culturais, estéticos e hoje em dia cada vez mais os ambientais também. 

Ele pode planejar e organizar o crescimento de bairros e cidades inteiras,  como o clássico exemplo da capital no nosso país, Brasília, que foi projetada pelos ilustres arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. 




 
 Outro exemplo é a cidade de Belo Horizonte, projetada em 1893 por engenheiros e arquitetos da Comissão Construtora e finalizada em 1895. 


O que o arquiteto está habilitado a fazer: 

Arquitetura de interiores 

Organizar o interior de um ambiente, definindo a distribuição dos objetos de acordo com a acústica, a ventilação, a iluminação e a estética; 

Comunicação visual 

Criar a identidade visual de empresas ou produtos, desenhando logotipos e embalagens; 

Desenho industrial 

Projetar objetos, móveis, eletrodomésticos, para serem produzidos em escala industrial; 

Paisagismo e ambiente 

Organizar espaços abertos, como jardins e parques, combinando as plantas para conseguir determinado efeito estético; 

Edificação e construção 

Projetar, acompanhar e coordenar a construção de casas e edifícios, opinando sobre o material a ser utilizado e no controle de prazos e custos; 

luminotécnica 

Planejar a iluminação de grandes espaços, conforme a finalidade, uma exposição de quadros, por exemplo; 

Restauração de prédios 

Atuar na recuperação de casas e edifícios antigos, mantendo suas características originais; 

Urbanismo 

Planejar uma cidade ou bairro. 


Parabenizamos a todos profissionais e estudantes de arquitetura pelo belo trabalho realizado e pela comemoração do seu dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário