quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

16 de Fevereiro – Dia do Repórter

Em 16 de fevereiro é comemorado o dia do repórter, profissional caçador de notícias, que nos informa a cada dia todos os fatos ocorridos no mundo. Ser repórter é colher informações verdadeiras e prepará-las para a divulgação, que pode ser feita através da televisão, dos jornais impressos ou de revistas, pelo rádio e, atualmente, pela internet.

Mas preparar uma notícia não é coisa fácil. Exige conhecimentos e técnicas específicas da área jornalística, além de envolver a pesquisa e a confecção da notícia. O primeiro modelo de reportagem surgiu com a invenção da tipografia, em meados de 1440, criada por Johan Gutemberg, onde o sistema de impressão era feito com tipos de metal e com as letras em alto relevo.

Após o período da revolução industrial, as técnicas de impressão ganharam mais rapidez e qualidade, aumentando as publicações.

Os noticiários em rádio chegaram ao Brasil através de Edgard Roquete Pinto, considerado “o pai do rádio”, onde o mesmo previu que o objeto se tornaria um transmissor da cultura popular. Em 1922 foi realizada a primeira transmissão, expondo o discurso do presidente Epitácio Pessoa sobre os cem anos da Independência.

A primeira rádio emissora foi fundada por Oscar Moreira Pinto, em 1919, a Rádio Clube de Pernambuco, sendo seguida pela Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923.

Em abril de 1950, tivemos o primeiro canal televisivo do país, mas as transmissões com maior qualidade só foram possíveis com a inauguração da TV Tupi. O primeiro telejornal foi apresentado em 19 de setembro, com o nome de “Imagens do Dia”, apresentado por Ribeiro Filho.

Com a evolução dos meios de comunicação, chegamos à era da informatização, onde as notícias correm de forma bem mais rápida. A globalização e o acesso à internet possibilitam que, em tempo real, acompanhemos um fato acontecido do outro lado do mundo.

Um repórter deve trabalhar com ética, buscando sempre a verdade sobre a notícia, sem fazer alarde ou sensacionalismo com a mesma. É ético também apresentar uma linguagem objetiva e clara, desvinculando o jornalismo da literatura.

Com isso, consegue atingir todas as classes de leitores, levando para os mesmos os fatos ocorridos, as notícias, que são considerados direitos de todos e, portanto, vistas como bens públicos.

Nós da Kello parabenizamos todos nossos formandos de Jornalismo, futuros repórteres!


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

DICAS: "ANTES, DURANTE E DEPOIS DO EVENTO"

A formatura já está quase chegando. Mas como fazer, quais passos tomar?

Para ajudar os futuros formandos vamos dar algumas dicas que podem ajudar!



A igreja, o clube ou salão para o baile e o local da Colação devem ser os primeiros a serem agendados. A escolha da banda também ocorre nesse período. Lembre-se: as melhores bandas são muito requisitadas, principalmente no mês de dezembro, depois de contratada marque um dia com os músicos para a escolha das músicas da colação, culto ou baile.


As gráficas demoram em média de 3 a 4 meses para confecção dos convites. E os convidados devem receber o convite com pelo menos 30 dias de antecedência.
Observe a data limite para entrega dos textos dos convites, para, então, solicitar os extras.
Se optarem por placas ou canetas para homenagens, passem os textos com diagramação para serem gravadas até 03 (três) meses antes de sua formatura.


 Decidam com a turma quem será o patrono, paraninfo (é quem discursa), nome de turma, juramentista, orador, e como será a homenagem aos pais, professores e aos amigos.

Fique atento quanto ao tempo máximo de duração para o protocolo: 05 minutos para os discursos e 03 minutos para as homenagens.


 Providencie roteiro para o culto/missa com o padre e/ou pastor para que os celebrantes, se necessário, se comuniquem. Passe para o órgão responsável da faculdade o roteiro da formatura com todos os dados preenchidos conforme o protocolo.

 No dia da foto de estúdio, peça a todos o máximo de cuidado com a aparência, barba bem feita, cabelos bem cortados e maquiagem sutil.

 Lembre-se dos horários dos ensaios do culto e colação, peça antecedência aos formandos e siga as instruções da empresa ou profissional que irá assessorá-los.

 Os pais terão lugares reservados na platéia central e/ou homenagens especiais.
Todos os profissionais que trabalharão nos eventos deverão estar devidamente identificados.

 Os horários estabelecidos deverão ser obedecidos com rigor. Entrem em contato com os seus professores convidados e lembre-os desse compromisso.

Os seguranças deverão estar a serviço da comissão de formatura. Não faça cerimônias em orientá-los na tomada de decisões, caso haja necessidade.

 Em geral, são executadas 3 valsas nos bailes de formatura: 1ª com os pais ou acompanhantes, 2ª com os padrinhos, madrinhas ou convidado especial do formando e a 3ª livre para todos os convidados.

 Em caso de adoção de outro padrão, avise discretamente o público. Procure ficar atento, dirigindo-se o quanto antes para o local indicado. Estar alerta a esse chamado evitará o desconforto da espera e o mau aproveitamento do tempo do baile.

Os objetos pessoais são de inteira responsabilidade de cada formando, portanto não carregue consigo mais pertences do que o necessário para esse tipo de evento. É possível que no local da festa não haja profissionais para a função específica de guarda-volumes. Evite deixar objetos de valores nos veículos.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

1º de Fevereiro - Dia do Publicitário

A Publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, Propaganda comercial.

Atualmente,  é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, veiculação e produção de peças publicitárias.

Mas estudos mostram uma tabuleta em argila encontrada por arqueólogos, a qual continha inscrições babilônicas, anunciando a venda de gado e alimentos, demonstrando que já se utilizava de algum tipo de publicidade na antiguidade.

Foi, porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento.

Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc& , a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.



Publicitário não come, degusta o produto.

Publicitário não cheira, sente a fragrância.

Publicitário não toca, examina o design.

Publicitário não dá a resposta, cria outra pergunta.

Publicitário não conquista, persuade.

Publicitário não tem destino, tem target.

Publicitário não procura endereço, procura praça.

Publicitário não escuta, decodifica a mensagem.

Publicitário não tem idéia, tem brain storm.

Publicitário não recebe resposta, recebe feedback.

Publicitário não tem memória, tem repertório.

Publicitário não lê, decifra o código textual.
Publicitário não pergunta, faz pesquisa.

Publicitário não ouve música, ouve trilha sonora.

Publicitário não tem lista, tem mailing.

Publicitário não copia, se inspira.

Publicitário não vê outdoor, vê mídia exterior.

Publicitário não dirige, faz test-drive.

Publicitário não falece, é seu ciclo de vida que chega ao fim.


Aos nossos ex-formandos atuais profissionais da área e aos nossos futuros publicitários nosso parabéns pelo seu dia!