Primeiro selo do mundo, conhecido como Penny Black, surgiu na Inglaterra, em 6 de maio de 1840. Até essa data, o pagamento pela prestação do serviço de transporte e entrega de correspondências era feito pelo destinatário.
A chegada do selo revolucionou os serviços postais no mundo inteiro.
O Dia do Selo Brasileiro é comemorado em 1º de agosto porque nesta data foram emitidos os primeiros selos no país no ano de 1843.
Conhecidos como Olho-de-Boi, devido às suas semelhanças com o olho desse animal, os selos brasileiros tinham os valores de 30, 60 e 90 réis.
Com a modernização gráfica, os selos brasileiros tornaram-se mais atraentes obtendo importantes prêmios internacionais. Destacam-se entre as emissões premiadas o bloco "São Gabriel Padroeiro dos Correios" (1973), o selo "Imprensa - Bicentenário de Hipólito da Costa" (1974), o selo "Dia Nacional de Ação de Graças" (1976), a série "Folguedos e Bailados Populares" (1981) e o bloco "Literatura de Cordel - Lubrapex 86" (1986).
Em 1974, foi lançado no Brasil o primeiro selo do mundo com legenda em braile. Outro motivo de orgulho dos filatelistas brasileiros é a emissão de selos com imagens tridimensionais holográficas, em 1989.
FILATELIA
Filatelia é uma palavra composta de origem grega que significa :
PHILOS = amigo e ATELEIA = isenção de taxas.
Por esta razão FILATELISTA significa o amigo do selo ou da marca.
A Kello também possui um selo próprio emitido pelos Correios em homenagem às comemorações de 30 anos da fundação da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário