quinta-feira, 10 de maio de 2012

10 de maio - Dia Nacional do Guia de Turismo


O profissional encarregado de acompanhar, orientar e transmitir informações a grupos que visitam as belezas naturais do território nacional em excursões (municipais, estaduais ou interestaduais) e em viagens internacionais. 

Assim sendo, cabe ao guia orientar e promover os despachos e a liberação dos passageiros e suas bagagens em terminais de embarque e desembarque (marítimos, aéreos, etc.); organizar as atividades do dia, desenvolver itinerários de visitas; atender os passageiros e portar a identificação emitida pela EMBRATUR.

É através do trabalho do guia de turismo que os visitantes não só conhecem lugares novos, mas também entendem e, portanto, valorizam a cultura, modo de viver e costumes de cada cidade ou país. Ou seja, o guia é o anfitrião do turista, quando o guia faz um bom trabalho, é certo que o turista guardará ótimas lembranças do lugar apresentado.



As características desejáveis de personalidade para a pessoa que deseja seguir esta profissão são: dinamismo, iniciativa, interesse pelo folclore nacional e mundial, criatividade, sociabilidade, espírito de liderança, facilidade de comunicação

Em maio de 1989, o Sindicato dos Guias de Turismo reivindicava à Empresa Brasileira de Turismo - Embratur- uma revisão dos Critérios para cadastramento dos guias, já que pessoas sem habilitação não podiam trabalhar na área. 

No dia 10 daquele mês, a Embratur divulgou um documento em que concordava com as necessidades da categoria. É nessa data, portanto, que se comemora o Dia Nacional do Guia de Turismo.

 Recomenda-se que o guia curse faculdade de turismo, cuja duração é de 4 anos e serão estudados tópicos como: sociologia, história da cultura, geografia e planejamento, organização do turismo, entre outros.


Fonte:
Livro: A origem de Datas e Festas 
Autor: Marcelo Duarte 



Nenhum comentário:

Postar um comentário