sábado, 13 de outubro de 2012

13 de Outubro – Dia do Fisioterapeuta

O Decreto Lei 938 de 13 de outubro de 1969, regulamenta como atividade específica do fisioterapeuta o desenvolvimento e a conservação da capacidade física de um paciente, além de ser reconhecido como profissional de nível superior. Por isso comemora-se o Dia do Fisioterapeuta no dia de hoje. 

O fisioterapeuta trata doenças e lesões causadas por acidentes, má-formação genética ou vícios de postura, seja prevenindo, reabilitando ou curando. 

A prevenção é considerada a primeira atribuição da fisioterapia, cujo profissional deve alertar e orientar sobre a necessidade de adotar procedimentos adequados em diversas situações. Já a fisioterapia de reintegração ou reabilitação visa reintegrar a pessoa à sociedade. A fisioterapia curativa tem o objetivo de devolver os movimentos perdidos em decorrência de lesões graves ou restabelecer a força e vitalidade dos músculos. 



O fisioterapeuta , independente do tipo de intervenção, pode atuar em diversas áreas da medicina como a pediatria, geriatria, ortopedia, medicina esportiva, neurologia, cardiologia, obstetrícia, reumatologia e pneumologia. O profissional pode atuar em hospitais, consultórios, clínicas, centros de reabilitação e ambulatórios; como também trabalhar para a saúde coletiva, onde elabora programas de saúde; assim como na área da educação, lecionando ou desenvolvendo pesquisa e em saúde esportiva, recuperando atletas. Além de se especializar em determinadas atividades terapêuticas como acupuntura, quiropraxia e osteopatia. 

O curso superior em Fisioterapia, tem duração de 4 a 5 anos, e conta com disciplinas específicas como Anatomia, Bioquímica, Biofísica, Histologia, Embriologia, Fisioterapia, Metodologia, Prática Desportiva, Psicologia, Fisiologia, Microbiologia e Imunologia, Patologia, Primeiros Socorros, Saúde Pública, Cinesiologia e Cinesioterapia. 


SÍMBOLO 

Desenvolvido sob supervisão do fisioterapeuta dr. Carlos Alberto Esteu Tribuzy, conselheiro-suplente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, os significados do símbolo são: "As serpentes (no caso do símbolo da Fisioterapia são duas, entrelaçadas no raio de cima para baixo, uma delas da esquerda para a direita e outra da direita para a esquerda) são associadas a sabedoria e a transmissão e utilização do conhecimento apreendido de forma sábia. O raio, com seu brilho intenso, é uma forma, utilizada desde a antiguidade para transmitir e identificar, de forma consciente, os valores e práticas corretas de vida'. 



O símbolo foi normatizado pelo COFFITO através de Resolução normativa n° 232, de 27 de fevereiro de 2002 e tem seu uso autorizado nas Forças Armadas, como insígnia profissional, de indivíduo, com patente de oficial, graduado em grau universitário superior em Fisioterapia; por profissionais fisioterapeutas com registro em CREFITO e por pessoas físicas ou jurídicas, desde que expressa­mente autorizadas pelo COFFITO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário