terça-feira, 16 de outubro de 2012

16 de Outubro - Dia da Ciência e da Tecnologia


Você consegue imaginar o mundo sem as descobertas da ciência e da tecnologia? 

O conhecimento científico que o ser humano adquiriu em centenas de anos está mais acelerado que nunca, quando nos deparamos com a velocidade com que se desenvolvem os estudos nessas áreas atualmente. Notícias espetaculares relacionadas com as biotecnologias ou as tecnologias da comunicação atraem o interesse público e abrem debates sociais que ultrapassam a compreensão tradicional acerca das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. 

Se a ciência e a tecnologia se limitassem aos seus criadores ou e não estivessem disponíveis a serviço da sociedade não seriam o foco de interesses e opiniões de toda a população,  discutindo e decidindo o que fazer com suas descobertas. 



Esse entrelaçamento entre ciência, tecnologia e sociedade obriga a analisar suas relações recíprocas com mais atenção do que implicaria a ingênua aplicação da clássica relação linear entre elas. O conhecimento científico da realidade e sua transformação tecnológica não são processos independentes e sucessivos ; encontram-se entrelaçados em uma trama em que, constantemente, se juntam teorias e dados empíricos com procedimentos técnicos e artefatos.

A todos os nossos formandos das áreas de Ciência e Tecnologia os nossos parabéns pela data e reconhecimento da importância de sua dedicação para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário