quinta-feira, 18 de outubro de 2012

18 de Outubro - Dia do Médico


Hoje é comemorado o dia de um profissional fundamental para a existência humana: o médico.


É para ele que recorremos quando algo ameaça nossa saúde e qualidade de vida, seja nos sofisticados consultórios, equipados com aparelhos de última geração ou nas salas de pronto-socorros e alas de hospitais públicos, virando madrugadas para dar conta de atender doentes e feridos. 

O Dia do Médico é comemorado também em outros países e a data foi escolhida por ser o dia consagrado a Lucas, o " amado médico", segundo o apóstolo Paulo. Lucas, além de pintor, músico e historiador, teria estudado medicina em Antióquia e tornou-se patrono dos médicos por volta do século XV. 

Medicina, derivada do latim, significa a arte da cura. É preciso gostar do ser humano, ter vocação e estar sempre disposto a lutar contra a morte. 



Desde a antiguidade o homem já tentava desvendar os segredos do corpo humano, os mumificadores do antigo Egito, por exemplo, ao abrirem os corpos dos faraós para retirar as entranhas, conseguiam muitas informações sobre a anatomia humana. Sabe-se que os gregos foram os pioneiros no estudo dos sintomas das doenças. Até hoje o mestre Hipócrates é considerado o Pai da Medicina. Felizmente vivemos em um tempo de grande progresso da medicina. A cada dia novas drogas são produzidas para curar, controlar e até mesmo de evitar inúmeras doenças, além dos aparelhos eletrônicos sofisticados que garantem diagnósticos cada vez mais apurados. 

No século XIX todo o conhecimento ficou mais apurado após a invenção do microscópio acromático, que permitiu a Louis Pasteur descobrir que as bactérias são as responsáveis pela causa de grande parte das doenças. Em 1928 coube a Alexander Fleming, descobridor da penicilina, abrir uma nova era: a dos antibióticos, que possibilitou a cura de doenças até então consideradas mortais. Desde então, a evolução não mais parou. 

A Kello enquanto empresa de formaturas se orgulha em poder registrar os vários momentos de emoção das turmas de Medicina por todo o Brasil. Aos formandos de medicina parabenizamos pelo dom da profissão e desejamos sucesso na carreira de cada um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário