sexta-feira, 12 de outubro de 2012

12 de Outubro - Dia do Engenheiro Agrônomo

Nesta data no ano de 1993, a profissão de Engenheiro Agrônomo foi regulamentada e por isso comemora-se o Dia do Engenheiro Agrônomo. 

Apesar de ser a Agronomia o conjunto das ciências e dos princípios que regem a prática da agricultura, o agrônomo é um profissional de atuação ampla. Na zona rural, pode trabalhar com agricultura, políticas de preservação e conservação ecológica, além de poder lidar com zootecnia. Na área urbana, o agrônomo pode envolver-se com parques e jardins, em indústrias de mecanização da agricultura e com comércio de produtos agropecuários. 



O curso superior de Agronomia dura em média 5 anos. O profissional da área deve ter registro nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREAs - e no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - Confea. 

No Brasil onde a pecuária representa muito na economia, o engenheiro agrônomo atuante do agrobusiness, tem bastante importância para o desenvolvimento do país, contribuindo muito para o desenvolvimento incrementando nossa balança comercial através da geração de divisas e é um dos principais responsáveis dentro do contexto atual da globalização. 


Simbologia 

Criado em 1969, durante o VI Congresso Brasileiro de Agronomia o símbolo correto e oficial da Agronomia é composto de seis "A" formando uma figura sextavada com um espaço central também sextavado e com seis raios separando os "A", significando o seguinte: 

Os "A" representam as Associações de Engenheiros-Agrônomos dos Estados filiados à FAEAB, mostrando no seu conjunto a união das mesmas nas soluções dos problemas das Associações, dos Agrônomos, da Agronomia, da Agricultura, da Agropecuária e da Agroindústria. 

O sextavado central é o centro de debates onde são discutidos assuntos da classe acima relacionados, tanto aceitando como propondo opiniões da própria categoria profissional, dos governos municipais, estaduais e federal. 

Os raios indicam os caminhos para a entrada e a saída de assuntos provindos de vários segmentos. 



Símbolo da CONFAEAB criado em 1969, durante o VI Congresso Brasileiro de Agronomia


A Kello enquanto empresa de formaturas, se orgulha de participar da formação de milhares de Engenheiros Agronômos pelo Brasil e deseja a todos muito sucesso na carreira profissional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário