quinta-feira, 25 de outubro de 2012

25 de Outubro - Dia Nacional do Cirurgião Dentista

Em 25 de outubro de 1884, foi assinado o decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Por isso, essa foi a data foi escolhida para ser o dia nacional do cirurgião dentista em homenagem aos profissionais da área. 

O dentista é o profissional que cuida dos dentes, gengivas e de alguns ossos faciais, como o maxilar. Na verdade, ele cuida da saúde bucal como um todo, além da parte estética. Dentre as funções, pode fazer restaurações, obturações, projetar e instalar próteses e dentaduras, além de ser responsável por realizar a prevenção de doenças da boca e ensinar a correta higiene bucal.


O profissional pode exercer a profissão como clínico geral ou optar por outras especialidades, como cirurgia, endodontia, implantodontia, estética, periodontia, ortodontia, odontopediatria, traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial. 


Até bem pouco tempo atrás, o dentista era temido pelo barulhinho de seus instrumentos. Hoje, com instrumentos modernos, tratar de uma cárie já não assusta mais. 

O curso superior de odontologia tem duração cinco anos. No ciclo básico, há disciplinas como anatomia, patologia e fisiologia. Na parte profissionalizante, o aluno tem aulas de farmacologia, cirurgia, prótese e traumatologia. E logo no segundo ano treina obturações em bonecos. 



O Símbolo é representado pelo Caduceu de Esculápio, onde o Caduceu significa insígnia dos arautos e Esculápio, o deus da Medicina na mitologia greco-romana.

Foi instituído na cor grená, com a serpente de cor amarela com estrias pretas no sentido diagonal, enrolando-se da esquerda para a direita, e o conjunto, circunscrito também na cor grená. 

A serpente amarela de Esculápio, a Coluber Aesculapii , que se entrelaça da esquerda para a direita, circunscrita em círculos, surgiu após muito tempo de pesquisa. O símbolo é entendido como ideal, por uma única justificativa: "Medicina circunscrita", isto é "circunscrita à cavidade oral". 

A origem do mito envolvendo o Cadoceu (serpente abraçada à vara) está na Mitologia Grega. Sua escolha como símbolo representante de uma classe data dos tempos antigos. Os povos antigos descreviam a serpente como sinônimo de poder, sabedoria e até como uma verdadeira divindade curativa. Por isso o culto passou à lenda e posteriormente, transformou-se na divindade da medicina.

A Kello se orgulha em participar da formatura de tantos cursos de Odontologia pelo Brasil e parabeniza todos os dentistas e futuros dentistas pelo o seu dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário